A importância da Biotina no cuidado da sua beleza

A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, é um nutriente que age na formação e manutenção da pele e dos cabelos, produção de glicogênio e proteínas, o que a torna essencial para o bom funcionamento do organismo.

Por ser uma das vitaminas do complexo B, a biotina serve para metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas dos alimentos ingeridos e transformar tudo isso em energia. Essa energia, é fundamental para o desempenho de muitas funções do nosso corpo.

Pele

O mineral atua na formação do colágeno e, por ter ação antioxidante, ajuda a combater os radicais livres e o processo de envelhecimento. Estudos também relacionaram problemas na pele decorrentes da deficiência de zinco.

unhas e cabelos

A biotina é importante para o desenvolvimento do folículo piloso e possui ação antioxidante, o que contribui para cabelos mais saudáveis. Não é à toa que a vitamina pode ser utilizada no tratamento de doenças do couro cabeludo, como a dermatite seborreica ou a perda excessiva de cabelos em homens com alopecia.

Para emagrecer

Não há estudos definitivos sobre a relação entre biotina e a perda ou ganho de peso. No entanto, por atuar diretamente no metabolismo, a vitamina auxilia no processo digestivo e na transformação dos nutrientes em energia para o corpo.

Sinais de falta de Biotina

– Uma erupção cutânea escamosa vermelha ao redor dos olhos, nariz, boca ou virilha; – Pele seca; – Diminuição do apetite; – Fadiga; – Queda de cabelo; – Unhas que são quebradiças ou quebram facilmente; – Por fim, pele pálida ou amarelecimento da pele (icterícia).

Continue lendo

Para descobrir as diferentes formas de consumir Biotina...