Você sabe o que é ou sofre com a pápula? Saiba o o que é e como tratar

Você sabe o que é ou sofre com a pápula? Saiba o o que é e como tratar

#Mas afinal, o que significa pápula?

A pápula é um tipo de lesão que ocorre na pele, geralmente, com diâmetro inferior a um centímetro. Ela se caracteriza por alterações na cor e textura da pele. Eles, frequentemente, se aglomeram e causam uma erupção cutânea. Portanto, eles também podem estar ligados a características secundárias, como crostas ou escamas, por exemplo.

A pápula, geralmente, não é grave. Ela pode ser tratada com tratamentos caseiro. No entanto, se você notar anormalidades em sua pele, após iniciar um novo medicamento, entre em contato com seu médico imediatamente.

#Causas mais comuns

Antes de mais nada, várias podem ser as causas, contudo, as mais comuns são:

  • Eczema;
  • Dermatite;
  • Varice.

#Devo procurar um médico?

Primeiramente, se o paciente desenvolver pápula, após iniciar um novo medicamento, ele deve entrar em contato com seu médico imediatamente. Do mesmo modo, se surgirem como resultado de uma mordida de um inseto, vá procurar assistência médica. Afinal, esse animal também pode ser portador de doenças mais graves.

#Tratamentos disponíveis para pápula

Na grande maioria dos casos, a pápula pode ser tratada em casa. Portanto, é necessário evitar materiais que irritem a pele. Evite esfrega-los na área que contenha a pápula. Usar água em temperatura ambiente, não quente. O sabonete, do mesmo modo, também deve ser suave para não irritar a pele. Não use nenhum cosmético, creme ou loção na área afetada. Por fim, é preciso que o local afetado recebe o máximo de oxigênio possível. Portanto, não tape.

Para evitar problemas, também é fundamental ficar atento à data de validade dos cosméticos. Assim, se uma pessoa estava usando qualquer tipo de maquiagem ou creme na área onde ocorreu o problema, é possível que um dos ingredientes do produto tenha causado a pápula. Portanto, se este for o caso, o produto não deve ser usado novamente. Afinal, os sintomas podem reaparecer.

Se a pápula for causada por varicela em adultos ou crianças, a única maneira de tratá-la é deixar a doença seguir seu curso. No entanto, se aparecer em recém-nascidos ou crianças com sistema imunológico inflamado, deve-se procurar ajuda médica. Afinal, podem apresentar complicações mais graves.

Por fim, se a razão foi por conta de eczema, um alternativa é usar produtos de banho, feitos com aveia. Assim, sua pele será acalmada.

Leia também:

Os 3 benefícios ocultos da glicerina para a sua beleza

A melhor hidratação pós-tintura: veja como cuidar corretamente dos fios

Cabelo caindo demais? Conheça esses tratamentos pouco conhecidos

Quer saber como Clarear o Buço? Conheça o único tratamento capaz

Quais os benefícios do ácido hialurónico? Solução para o envelhecimento