Os 3 benefícios ocultos da glicerina para a sua beleza

Os benefícios ocultos da glicerina para a sua beleza

Tenho certeza que você já ouviu alguém mencionar sobre a glicerina antes, certo? Essa substância, portanto, é utilizada há anos na produção de cosméticos e produtos alimentícios. Afinal, ela apresenta diversos benefícios. Hoje, vamos aprender um pouco mais sobre a glicerina, inclusive quando é apropriado usá-la. Além de várias receitas de beleza comuns.

#Afinal, o que é a glicerina?

O termo “glicerina” refere-se a um produto comercialmente disponível. Ela conta com uma pureza de pelo menos 95%. Do mesmo modo, também conhecida como glicerol, é um composto orgânico líquido que é incolor, viscoso e possui odor adocicado.

O Glicerol está presente em todos os óleos e proteínas de origem animal e vegetal. Além disso, a substância agora pode ter origem sintética (derivada do petróleo).

#Qual a função da glicerina?

A glicerina possui propriedades emolientes, lubrificantes, umectantes, hidratantes e higroscópicas. Essas substâncias auxiliam na absorção de água na pele e cabelos. Assim, promovendo hidratação e maciez.

No entanto, devemos ter cautela ao usar glicerina para garantir que ela tenha o efeito desejado. Para que ela desempenhe todas as suas funções benéficas, ela deve ser dissolvida em água, em um hidrante ou óleo.

A seguir, alguns produtos bastante comuns, que contém glicerina:

  • Shampoo;
  • Batom;
  • Pomadas
  • Hidrantes.

Além disso, a substância possui propriedades anticongelantes. O que a torna útil no preparo de chás, cafés, gelatinas, sorvetes e outros alimentos.

#Alguns benefícios da glicerina

Apesar de suas propriedades surpreendentes, a glicerina não fornece os nutrientes necessários para manter a saúde da pele, cabelos e unhas quando usada sozinha. Assim, a substância deve ser utilizada em produtos específicos (citados acima).

Benefícios para sua pele

A glicerina não só hidrata a pele, como também protege e mantém sua elasticidade. Isso porque, quando expostas à água, as células ficam mais aderidas umas às outras. Dessa fora, proporcionando mais proteção e facilitando a absorção de outras substâncias.

Benefícios para seu cabelo

Glicerina forma uma película protetora e protege a massa capilar. Assim, evitando a perda de água, quando os cabelos são expostos a ambientes muito secos e outros fatores estressantes à saúde capilar.

Benefícios para suas unhas

Apesar de grande parte da população não se preocupar com a saúde, as unhas, assim como a pele e os cabelos, requerem atenção especial. Portanto, os efeitos da glicerina na unha, são comparáveis ​​aos dos cabelos, promovendo hidratação, proteção e evitando que a pele fique enrugada e ressecada.

#Utilizar glicerina em receitas de beleza

Máscara capilar

Bom, para fazer uma máscara para o cabelo realmente eficaz, coloque uma tampinha de glicerina em sua máscara e mecha bem. Depois, vale muito bem os cabelos antes da aplicação da máscara. Agora a limpeza, a aplique a mistura. Envelude suas mechas cuidadosamente. Deixe o produtor agir, de acordo com o tempo descrito na embalagem da máscara. Por fim, pode enxaguar e aplicar o condicionador.

Leia também:

A melhor hidratação pós-tintura: veja como cuidar corretamente dos fios

Cabelo caindo demais? Conheça esses tratamentos pouco conhecidos

Quer saber como Clarear o Buço? Conheça o único tratamento capaz

Quais os benefícios do ácido hialurónico? Solução para o envelhecimento

Para que serve o tratamento de jato de plasma e quais os reais benefícios