Como tirar cravo e espinhas do rosto da forma correta e evitar marcas

Como tirar cravo e espinhas do rosto da forma correta e evitar marcas

É uma verdadeira frustração quando surgem cravos ou espinhas no nosso rosto, não é? Apesar de ser normal, estraga totalmente nosso visual. Sendo assim, você saber como removê-las corretamente? Então aprenda como tirar cravo e espinhas do rosto da forma correta.

O que são cravos e espinhas?

Cravos são pequenos pontos pretos que surgem na pele, geralmente nas narinas ou ao redor da boca. A formação deles ocorre pelo excesso de produção de sebo e/ou células mortas da pele e podem ser extremamente frustrantes. Já as espinhas são inflamações da pele que podem ser causadas pelo excesso de oleosidade, bactérias, entre outros fatores.

Como tirar cravo e espinhas do rosto?

Para tirar os cravos, você pode usar uma pedra-pomes ou uma espátula especial para remover os pontinhos pretos. Portanto, basta aplicar levemente sobre a área afetada e fazer movimentos circulares até que os cravos sejam removidos.

Já para tirar as espinhas, você deve aplicar um gel específico para o combate às mesmas ou um gel comum de limpeza facial. Portanto, deixe agir por alguns minutos e enxágue com bastante água.

Outra dica importante é evitar ao máximo espremer as espinhas, pois isso pode causar uma inflamação ainda maior e até mesmo cicatrizes.

No entanto, se os pontinhos pretos ou as espinhas persistirem, é importante procurar um dermatologista para que ele possa prescrever o tratamento ideal para a sua pele.

Como evitar o surgimento dos cravos e espinhas?

Para evitar o surgimento dos cravos e espinhas, é importante manter a pele sempre limpa. Lave o rosto com um sabonete facial duas vezes ao dia e use um tônico adstringente após a limpeza. Além disso, use um gel com propriedades hidratantes para não deixar a pele com aspecto oleoso.

Evite também espremer os cravos e as espinhas, pois isso pode favorecer ainda mais o surgimento de inflamações e cicatrizes.

Faça uma esfoliação da pele pelo menos uma vez por semana para remover as células mortas e, assim, prevenir o surgimento de novos cravos e espinhas.

Sendo assim, com essas dicas você poderá tirar os cravos e espinhas do rosto da forma correta, sem danificar a pele. Lembre-se sempre de manter a higiene facial e de procurar um dermatologista caso os problemas persistam.

Leia também: