Como saber a textura do meu cabelo para aplicar o tratamento correto

Como saber a textura do meu cabelo para aplicar o tratamento correto

Muitas mulheres ficam na dúvida de qual textura de fato é o seu fio. Afinal, é liso? Ondulado? Meio liso, meio ondulado? Difícil, né? Saber a textura e o tipo de fio que você tem, poderá ser crucial para aplicar o tratamento e os cuidados corretos. Portanto, se você se pergunta “como saber a textura do meu cabelo”, nós temos a resposta para você.

Qual a importância em saber a textura do meu cabelo?

A textura do seu cabelo é importante para saber como tratá-lo da melhor forma. Essa informação te ajudará a escolher os produtos certos, como condicionadores, leave-ins e produtos de styling, que vão funcionar com a estrutura do seu fio.

Além disso, como os cuidados com o cabelo devem variar de acordo com a textura, você evitará que seus cabelos fiquem pesados e oleosos com excesso de produto ou, como também pode acontecer, que fiquem com frizz e arrepiados por falta de hidratação.

Quais são os tipos mais comuns de textura capilar?

Os tipos de textura capilar mais comuns são:

  1. Liso;
  2. Ondulado;
  3. Crespo.

Como saber a textura do meu cabelo?

Para descobrir qual é a textura do seu cabelo, basta lavá-lo com um shampoo neutro e deixar secar naturalmente. Após esse processo, observe como os fios se comportam:

Se os seus cabelos ficarem completamente lisos, com poucas ou nenhuma ondulação, você tem um fio liso.

Se, depois de secar, os seus cabelos ficarem com ondas leves e definidas, você tem, portanto, um fio ondulado.

Por outro lado, se os seus cabelos ficarem com muitos cachos, você tem um fio crespo.

Uma dica importante é não usar nenhum produto no cabelo antes de fazer o teste, afinal, ele pode alterar a textura natural dos seus fios.

Assim, se sua pergunta era “como saber a textura do meu cabelo”, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a descobrir a resposta.

Leia também: