Como meditar de forma eficiente e desenvolver autoestima e tranquilidade

Como meditar de forma eficiente e desenvolver autoestima e tranquilidade

Desenvolver uma boa autoestima pode estar ligado, muitas vezes, ao nosso corpo ou aparência. No entanto, nossa mente e a forma de enxergamos o mundo fazem toda a diferença em como nos vemos de fato. Nesse sentido, a pratica da meditação poderá ser uma forma aliada no desenvolvimento da autoestima, além de ser uma ótima prática de autocuidado. Então, vamos aprender como meditar?

O que é meditação?

A meditação é um estado de consciência tranquila e atenta, que surge quando nos concentramos na experiência presente, sem julgamento. Ou seja, ela nos ajuda a focar naquilo que estamos sentindo ou vivenciando no presente, sem nos preocuparmos com o que aconteceu no passado ou com o que poderá acontecer no futuro.

Saber como meditar traz quais benefícios?

Há diversos benefícios comprovados cientificamente com a prática da meditação, como:

  1. Aumento da autoestima;
  2. Redução do estresse e ansiedade;
  3. Melhora do sono;
  4. Redução da pressão arterial;
  5. Alívio de dores crônicas.

Como meditar?

Existem diversas formas de se praticar a meditação e não existe uma maneira certa ou errada de se fazer isso. Assim, o importante é que você sinta-se confortável com a prática e que ela traga bons resultados para sua saúde mental e física.

Algumas dicas para começar a meditar:

  • Primeiramente, escolha um lugar tranquilo;
  • Em seguida, sente-se com as costas eretas;
  • Feche os olhos e concentre-se na sua respiração;
  • Observe os seus pensamentos sem julgá-los;
  • Quando perceber que seus pensamentos estão vagando, volte a focar na sua respiração.

Existem diversas formas de meditar, como a mindfulness, a ioga e a acupuntura. Experimente diferentes técnicas para encontrar aquela que melhor se adapta a você. Desse modo, a prática da meditação pode ser uma ótima forma de autocuidado e um excelente aliado no desenvolvimento da sua autoestima.

Como fazer mindfulness?

O mindfulness é uma forma de meditação que nos ajuda a focar na experiência presente, sem julgamento. Dessa forma, ala pode ser praticada em qualquer lugar e com qualquer objetivo, como o de reduzir o estresse, a ansiedade ou a depressão.

Portanto, para praticar mindfulness, basta sentar-se ou deitar-se de forma confortável. Após isso, feche os olhos e concentrar-se na sua respiração e nos seus pensamentos, sem julgá-los.

Caso perceba que seus pensamentos estão vagando, volte a focar na sua respiração. Por fim, faça isso durante pelo menos 10 minutos e você já estará praticando mindfulness.

Sendo assim, saber como meditar e trazer isso para sua rotina diária pode ser uma ótima maneira de desenvolver a sua autoestima e de cuidar da sua saúde mental e física. Experimente diferentes técnicas para encontrar aquela que melhor se adapta a você e comece hoje mesmo.

Leia também: