Como fazer esfoliação na pele com ingredientes que você tem em casa

Como fazer esfoliação na pele com ingredientes que você tem em casa

Se você nos acompanha há algum tempo, sabe que adoramos passar receitinhas de skincare e cuidados gerais com o corpo. Desse modo, para te ajudar a fazer uma das etapas mais importante da rotina skincare, vamos te ensinar a como fazer esfoliação na pele.

O que é esfoliação?

Antes de mais nada, a esfoliação é o processo de remover as células mortas da superfície da pele com ajuda de produtos químicos ou físicos. Desse modo, é importante para manter a pele com um aspecto saudável e para facilitar a penetração de outros produtos como hidratantes e máscaras.

Como fazer esfoliação na pele?

Existem duas formas principais de esfoliar a pele: com produtos químicos ou com produtos físicos. Produtos químicos como ácidos glicólico e retinóico são comuns em lojas de beleza e podem ser comprados como parte de uma rotina skincare pré-montada. No entanto, os produtos físicos como loções com grãos e esfoliantes corporais são mais comuns em supermercados e farmácias.

No entanto, ambos os tipos de esfoliação são eficazes, mas é importante lembrar que a pele é um órgão delicado e, portanto, deve ser tratada com cuidado. Contudo, uma esfoliação muito agressiva pode causar irritação, vermelhidão e até mesmo danos à pele. Por isso, é importante consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de rotina skincare.

Quais os benefícios da esfoliação na pele?

A esfoliação tem muitos benefícios para a saúde da pele, incluindo:

  1. Remover as células mortas da superfície da pele
  2. Abrir os poros e permitir que outros produtos sejam absorvidos com mais eficiência
  3. Facilitar a remoção de maquiagem e sujeira;
  4. Deixar a pele com um aspecto mais saudável e radiante;
  5. Reduzir a aparência de manchas escuras, cicatrizes e outras imperfeições da pele;
  6. Estimular a produção de colágeno;
  7. Por fim, acelerar o processo de cicatrização.

Como fazer esfoliação na pele com ingredientes caseiros?

Se você não tem tempo ou não quer comprar produtos específicos para esfoliação, pode usar alguns ingredientes comuns que provavelmente já tem em casa. Portanto, aqui estão algumas receitas caseiras para esfoliação:

1. Café e açúcar: misture uma xícara de café com meio copo de açúcar e esfregue suavemente na pele. Enxágue com água morna.

2. Bicarbonato de sódio e óleo: primeiramente, misture um quarto de xícara de bicarbonato de sódio com um pouco de óleo (você pode usar azeite, óleo de coco ou outro tipo que preferir). Por fim, esfregue suavemente na pele e enxágue com água morna.

3. Iogurte e farelo de aveia: primeiramente, misture um pouco de iogurte natural com uma colher de sopa de farelo de aveia. Esfregue suavemente na pele e enxágue com água morna.

Qualquer um desses três métodos deve ajudar a esfoliar suavemente a pele e deixá-la com um aspecto saudável e radiante. Contudo, lembre-se sempre de testar qualquer produto ou método novo em uma área pequena da pele antes de usá-lo no rosto ou no corpo. Isso ajudará a evitar quaisquer reações alérgicas ou irritações.

E aí, gostou de aprender como fazer esfoliação na pele? Qual método você vai usar? Conte para a gente nos comentários!

Leia também: